Ampliação - Razão de semelhança

GeoGebra Planilha dinâmica

Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

Prof. Joelson Lima, Criado com GeoGebra

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras - GeoGebra Planilha dinâmica

Teorema de Pitágoras

Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

Prof. Joelson Lima, Criado com GeoGebra

Demonstração geométrica 01 do teorema de Pitágoras - GeoGebra Planilha dinâmica

Demonstração geométrica 01 do teorema de Pitágoras

Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

Prof. Joelson Lima, Criado com GeoGebra

Demostração geométrica 02 do teorema de Pitágoras - GeoGebra Planilha dinâmica

Demostração geométrica do teorema de Pitágoras

Sorry, the GeoGebra Applet could not be started. Please make sure that Java 1.4.2 (or later) is installed and active in your browser (Click here to install Java now)

Prof. Joelson Lima, Criado com GeoGebra

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Exercícios resolvidos sobre: Relações métricas no triângulo retângulo - Teorema das cordas - Segmentos secantes e tangentes - Área de figuras

43 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde!

Se precisar de alguma ajuda, talvez posso te ajudar.

Bom estudo!

Anônimo disse...

cara to presizando saber como calcular varias coisas sera q vc podia me ajudar ai vai a primeira calcular o lado obliquo do trapezio isoceles sabendo suas bases 10,14 e sua altura 2 raiz de 3

Anônimo disse...

ai vai a segunda calcular a base de um triangulo isoceles sabendo q os lados congruentes medem 5 e a altura 2 terços da base

Anônimo disse...

ai vai outra calcula o perimetro e a area de um triangulo equilkatero conhecendo apenas a altura que e de 4 raiz de 3

Anônimo disse...

espero que vc possa colocar algo ai que me de uma luz vlw"!!!!

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde!

Posso ajudar sim!
No momento estou um pouco ocupado, mas ainda essa semana respondo aos seus questionamentos.
Abraço

Joelson Lima da Silva disse...

As questões que você tinha dúvidas, estão resolvidas na postagem "Exercícios resolvidos sobre trapézio, triângulo isósceles e triângulo equilátero".
Espero ter ajudado.

Forte abraço.

Anônimo disse...

preciso de ajuda em algumas questões referentes a este assunto, alguém pode me ajudar?

patrick disse...

bah essa materia é muito dificil mais eu gosto

Anônimo disse...

esse assunto é muito difícil ja estou ficando louca tentando entender isso!

Web Rádio Fast disse...

cara como calcula triangulo retangulo quando tem 3 numeros?

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde Web Rádio Fast!

Você tem um exemplo para que eu possa orientá-lo? Coloque uma questão que você tenha dúvida!

Aguardo.

Anônimo disse...

essa matéria eh o cão.

Anônimo disse...

Oie Boa noite !
Gostaria muito que se que voce me ajudasse se não fosse pedir muito :$ tenho que elabora um teste com três questões relacionadas a esse assunto é ainda mais tem que se objetiva e contextualizadas gostei muito da 3° e de mas 2 que não estou lembrada mas não conseguir copia-las =/ e estou precisando disso pronto para sabado agora. Se voce pode me ajuda ficarei muito agradecida ! bjs *-*

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde!
Me passe seu e-mail para que eu possa enviar as questões.
Fico aguardando.
Abraço

Anônimo disse...

tou sem email no momento tou só com orkut se servi aê esta lulu_xiinha_b1@yahoo.com ;D

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde!
Enviei um material para o e-mail que você deixou, mas deu um erro. Afirma que você ainda não tem conta no yahoo. Não tem outro endereço para que eu possa enviar o material?
Abraço

susu disse...

salvol meu relatorio!!! kkk

Anônimo disse...

quero 2 questoes de triangulo retangulo já respondidas para entregar dia 20 pode me ajudar?

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Mas especificamente sobre o que? Teorema de Pitágoras, relações métricas no triângulo retângulo, razões trigonométricas?
Há neste blog questões desse modelo. Se não for o que você procura, deixe um recado e seu e-mail. Assim, o material que eu tiver, passo para você.
Abraço

Anônimo disse...

Bom dia, preciso de uma ajuda, estou tentando fazer um exercício de Relações métricas de um triângulo retângulo, cujo o exercício pede as medidas dos catetos, cuja a hipotenusa mede 20cm e a altura relativa 9,6cm. tentei utilizar pitágoras mas não deu certo, como devo proceder com este exercício.
Obrigada pela atenção.

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Pelas informações que você passou, sendo a=hipotenusa,b e c os catetos, h=altura relativa,m=projeção do cateto b, n=projeção do cateto c,temos:

a=20 cm
h=9,6 cm usaremos as relações métricas a=m+n, h²=m*n

m+n=20
m*n=9,6²=92,16

m=20-n
(20-n)*n=92,16
20n-n²=92,16 ou n²-20n+92,16=0
n'=12,8 e n"=7,2

Para n'=12,8 m=20-12,8=7,2

Calculando os catetos:

b²=a*m -> b²=20*7,2 -> b²=144 -> b=12
c²=a*n -> c²=20*12,8 ->c²=256 -> c=16

Para n"=7,2 m=12,8

b²=20*12,8 -> b²=256 -> b=16
c²=20*7,2 -> c²=144 -> c=12

Bom estudo!

paloma disse...

ba cara aki é uma guria mas olha só do mal nessa materia voce pode me ajuda???? relaçoes metricas nao sao meu forte mas to tentando entende e preciso calcula o perimetro a area e a altura eu nunca vi esse bixo antes

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Posso ajudar sim!

Coloque a questão na qual você tenha dúvidas, e eu ajudarei a entendê-la.

Abraço

Anônimo disse...

Bom dia ! estou tentando resolver uma questão de matemática ! peso-lhe ajuda ! em um triângulo retângulo a altura relativa a hipotenusa mede 12 cm
e a diferença entra as projeções dos catetos sobre a hipotenusa é 7 cm. Quanto mede a hipotenusa ?

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Sabemos que: h=12cm, m-n=7, a=?(hipotenusa).
Fórmulas usadas: a=m+n, h²=m*n.
Equacionando:
m-n=7 ->m=7+n
m*n=12²=144
-> (7+n)*n=144 -> n²+7n-144=0 -> n'=9 e n"=-16 (n" é descartado por ser negativo)
n=9, m=7+9=16
Calculando a hipotenusa (a):
a=9+16
a=25 cm
Espero ter ajudado!
Bom estudo!

graci disse...

obrigado por resolver o meu problema

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde Graci!

Disponha.

Anônimo disse...

VALEU OTIMA EXPLICAÇÂO!!!!!!!!!!!

Joelson Lima da Silva disse...

Obrigado!
Disponha.

Anônimo disse...

Oiiee , preciso muito de ajuda para responder essa questao !!

-Em um terreno triangular tem frentes de 12m e 16m em duas ruas que forma um angulo de 90°. Quanto mede o terceiro lado desse terreno ?
Ajuda aii PFV !!

Anônimo disse...

blz da pra voce fezer alguns exercicios de triangulo retangulo?

Anônimo disse...

Professor , estou com dificuldades em resolver as atividades da pág 289 a 291 do livro a conquista da matematica , poderia me ajudar ?

Anônimo disse...

muito bem explicado!!! gostei muito!!!!
professor joelson lima da silva se quiser vir me ajudar
estou precisando de ajuda..........................................

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Respondendo a pergunta: "-Em um terreno triangular tem frentes de 12m e 16m em duas ruas que forma um angulo de 90°. Quanto mede o terceiro lado desse terreno ?
Ajuda aii PFV !!"

SOLUÇÃO:

Pelo que foi descrito no problema, o lado de medida desconhecida é a hipotenusa do triângulo retângulo.

L²=12²+16²
L²=144+256
L=20

Portanto o terceiro lado do terreno mede 20 m.

Bom estudo!

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Respondendo a pergunta:

"Professor , estou com dificuldades em resolver as atividades da pág 289 a 291 do livro a conquista da matematica , poderia me ajudar ?"

O livro a que me refiro nesta postagem pertence a um material da Pueri Domus Escolas Associadas. Na ocasião em que fiz essa postagem, o objetivo era ajudar meus alunos na resolução das atividades deste livro.

Se tiver alguma questão na qual vc tenha dúvida e se eu puder ajudar, poste aqui.

Abraço

Joelson Lima da Silva disse...

Bom dia!

Respondendo à: "muito bem explicado!!! gostei muito!!!!
professor joelson lima da silva se quiser vir me ajudar
estou precisando de ajuda.........................................."

Muito obrigado! Ficarei feliz se puder te ajudar de alguma forma.

Abraço

Unknown disse...

como eu sei quais sao as imagens respectivas dos exercícios?

Anônimo disse...

gostaria de uma atividade já respondida mais passo a passo será q vc poderia me ajudar?

Anônimo disse...

num triangulo retangulo, a altura relativa a hipotenusa mede 12, e o menor dos segmentos que ela determina sobre a hipotenusa e 9.quanto medi o menor lado do triangulo poderia me ajudar?

Anônimo disse...

http://nazareguerra.files.wordpress.com/2010/05/matematica_listapitagoras1.pdf
me ajuda resolver estes exercícios?

Anônimo disse...

mds odeio matematica mas preciso dela entao vamos la

obrgd me ajudou um pouco mas

Postar um comentário