Ampliação - Razão de semelhança

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Teorema de Pitágoras

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Demonstração geométrica 01 do teorema de Pitágoras - GeoGebra Planilha dinâmica

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Demostração geométrica 02 do teorema de Pitágoras - GeoGebra Planilha dinâmica

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sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fórum: Dúvidas sobre Geometria 8º e 9º ano

Olá pessoal!

Está aberto um espaço para tirar dúvidas relativas a unidade 2 (Geometria). Deixe aqui sua dúvida ou responda a dúvida do seu colega sobre os conceitos estudados essa semana ou alguma questão que não conseguiu resolver. Ensinando também se aprende!

Bons estudos a todos!

18 comentários:

Matheus Braz disse...

professor estou com dúvidas nas páginas 100,101 e 102.

Anônimo disse...

PROFESSOOOOOOOOR, fala sobre redução e ampliação de figuras
Eu acho que eu sei mas to sem as anotações :/
Abraaço :*
Monica 9º m

Unknown disse...

Olá pessoal...
estou precisando da ajuda de voces!
No livro da galera do 9º ano(pag 94 questao 10) é para resolver ou só diser a maneira que se pode ser calculado?

Estou aguardando as respostas!!!

Obg Ianka Maria

Anônimo disse...

Joelson como eu resolvo o EM FOCO das paginas 100,101 e 102?

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Matheus!
Nas questões das páginas 100, 101 e 102, vamos utilizar as razões trigonométricas que vimos na aula de sexta-feira 14/05/2010, seno, cosseno e tangente do ângulo. Tem uma tabela de valores no livro página 107 que irá ajudar na resolução das questões.
Bons estudos!

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Mônica!

Qual é a sua dúvida, especificamente? Pegue o material com Gabriela ou Rachel.

Bons estudos!

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Ianka!

Essa questão refere-se as relações métricas no triângulo retângulo que vimos na aula da semana passada. Está no caderno. Você irá calcular o "a" em função de "b" e "c", ou seja, a=....É uma das relações que estão no caderno.

Bons estudos!

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Anônimo!

A resposta à sua pergunta é a mesma que enviei para Matheus.

Bons estudos!

Anônimo disse...

Professor,
estou com dúvidas na parte de ampliação e redução de figuras pode me dizer seu conceito e um exemplo,por favor.
Muito obrigado!
um abraço.
Gustavo M,9 ano manhã

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Gustavo M.!

O conceito de ampliação e redução de figuras nos leva direto à semelhança de figuras, ou seja, duas figuras são semelhantes quando seus ângulos correspondentes são congruentes (mesma medida) e seus lados correspondentes são proporcionais.

Assim podemos utilizar a regra de três para calcular as medidas de lados desconhecidos.
Tem exemplos no livro, páginas 78 até 80.

Amanhã faremos uma revisão geral. Colocarei o material no blog.

Bons estudos.

Anônimo disse...

Jojá, uma dúvida na página 68, na questão 1 sobre teorema de Pitágoras:
E)
8²=6²+x²
64=36+x²
64-36=x²
√28=√X²
certo ?
Na sala, para dar um número fora da raiz você fez a fatoração de 28 mas eu não entendi direito eu acho que a anotação esta errada.
No fim deu 2².7 ?
e no resultado deu 2√7 mesmo ou eu escrevi errado?


Monica, 9º ano manhã (:

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Mônica!

Está correta a sua anotação. O que eu fiz, foi:
28|2
14|2
7|7
1

Ou seja, 2².7=28

Unknown disse...

o que é triometria

Joelson Lima da Silva disse...

Olá Deise! Acredito que vc quis dizer Trigonometria.

Trigonometria (básica) é o ramo da Matemática que trata das relações entre os lados e ângulos de triângulos (polígonos com três lados). A origem da palavra é grega: trigonos = triângulo + metrein = medir. Com o cálculo de seno, cosseno e tangente em triângulos retângulos. A trigonometria vai ficando mais elaborada à medida que vai aprofundando o estudo do circunferêcia trigonométrica e as relações e propriedades.

Anônimo disse...

Caro professor,

Como eu poderia dizer, geometricamente, que um quadro na parede está torto?

Joelson Lima da Silva disse...

Olá!

Geometricamente em um quadro torto na parede seria observado que os lados verticais do (retângulo ou quadrado) que é a forma geométrica mais comum dos quadros, não estariam perpendiculares ao solo, ou seja, o ângulo formado seria diferente de 90°. Ou ainda, os lados verticais do quadro estariam inclinados com relação ao piso da sala.

Espero ter ajudado.

Abraço

Joelson Lima

Anônimo disse...

ola sou aluna do 8º ano estou com duvidas de matematica e agora estamos aprendendo e aprofundando os estudos em geometria e necessito de algumas de dicas ! muito obrigada

Joelson Lima da Silva disse...

Boa tarde!

Ficarei feliz se puder ajudá-la.
Coloque suas dúvidas! Assim verei como posso ajudá-la.
Bom estudo!

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